Topografia em Obras

Topografia em Obras

A importância da Topografia para a Construção Civil e Arquitetura

Analisando as etapas da construção civil pode-se constatar que esta atividade está envolvida no desenvolvimento principalmente urbano e social. O construtor tem a ideia de adquirir uma propriedade para nela construir um empreendimento imobiliário.

A primeira coisa que o construtor deverá fazer é solicitar um serviço de Levantamento Planialtimétrico cadastral do terreno.

O Levantamento topográfico não serve somente para se ter à certeza da metragem de uma determinada área, é muito mais do que isso, em mãos do levantamento plani-altimétrico, o construtor terá como avaliar não somente o preço, como também se o seu investimento lhe trará retorno financeiro e também constatar o que sobrará de área para construir levando em conhecimento as Leis do regem o plano diretor de seu município.

Um exemplo é se o cliente vai comprar um imóvel urbano com o lote de 15m x 35m que possui um córrego o qual passa pelos fundos da área.

Com a posse de um levantamento topográfico o cliente tem condições de saber que poderá construir em um raio de 15m afastado do córrego, outro parâmetro de se levar em conta é o plano diretor, o qual traz a informação que a área de construção deverá ter mais um recuo na calçada e mais uma área verde de 5m na parte frontal do terreno. Chegamos à conclusão de que o terreno com 35m de comprimento vai passar a ter somente 15m disponível para obras de construção ou até menos dependendo das diretrizes que regem o plano diretor de seu município. Neste sentido o cliente evita um investimento de grande valor por um que lhe auxilie na tomada de decisão, que proporciona uma visão mais ampla em relação à compra, assim o cliente pode informações que sejam relativamente de baixo custo.

A verificação da real geometria e altimetria do terreno também trazem segurança ao engenheiro ou arquiteto que for realizar um estudo de massa.

Um levantamento topográfico bem apurado deverá considerar todos os elementos existentes no local, tais como: meio fios, arruamentos internos, alinhamentos de muros e cercas, marcos demarcatórios, árvores, caixas de drenagem, postes, ralos, edificações existentes, edificações confrontantes, indicação do sentido do trânsito, existência de rios ou córregos próximos ao terreno, pontos cotados, curvas de nível, taludes, rochas, etc.

Portanto nós profissionais da Engenharia, julgamos que o levantamento topográfico do terreno é imprescindível antes de investir cegamente num negócio imobiliário.

Na fase de execução da obra, a topografia serve de instrumento técnico para evitar erros, podemos citar os seguintes serviços: Demarcação dos limites do terreno, locação de nivelamento dos furos de sondagem, demarcação do esquadro da obra, locação de estacas, locação de pilares, nivelamento do terreno, acompanhamento das prumadas dos pilares, nivelamento dos pisos e lajes, marcações das áreas de lazer e jardim, etc.

 

Share

Recommended Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento.